A incidência
A partir de resultados de ensaios espectrofotométricos, vidros e outros materiais transparentes foram agrupados conforme suas curvas de variação da transmitância da luz visível em função do ângulo de incidência.
Foi definido para cada grupo um material hipotético de referência, para o qual se obteve uma equação genérica dessa curva, com parâmetros específicos para cada grupo, possibilitando obter, para esse material, os valores da transmitância da luz visível para qualquer ângulo de incidência.
Os valores para os materiais que compõem cada grupo são calculados pela multiplicação dos valores da curva de referência por um coeficiente de ajuste, que no método aqui apresentado é o valor da transmitância para incidência normal do material considerado.
A definição de curvas de referência da variação da transmitância com o ângulo de incidência minimiza a necessidade de ensaios para a caracterização ótica de materiais transparentes.
Permite a obtenção do valor da transmitância da luz visível, para qualquer ângulo de incidência, de uma grande variedade de espessuras e composições de materiais transparentes, sabendo-se o grupo a que pertencem e o valor da transmitância para a incidência normal.
Os dados obtidos por esse método servem como subsídios para os procedimentos de cálculo de disponibilidade de luz natural, nos quais é levado em consideração o ângulo real de incidência da luz sobre o material transparente.
19/04/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário