Tipos de projectores
Projector PC - A origem do nome deste projector vem da sua lente tipo plano convexo. Essa lente permite criar focos redondos, ou sobrepostos, originando a luz geral, ou a contra luz.
Este projector possui um carrinho, onde fica localizada a lâmpada, que desliza para frente ou para trás, permitindo assim que o foco aumente e diminua de tamanho.
Projector Fresnel - Nome relacionado com o seu criador, Augustin Fresnel, que desenvolveu este tipo de lente para aperfeiçoar os faróis de navegação.
A luz emitida por estes projectores não permite focos tão definidos como o PC mas sim uma luz difusa e esfumaçada. As sombras não são tão duras, e são usados também em cinema e televisão.
Projector Recorte- Esse projector tem duas lentes e bastantes recursos. Com essas duas lentes, ele consegue uma definição melhor do foco e também podemos desfocá-lo até ficar próximo do efeito conseguido com um Fresnel.
Este possui quatro facas de corte, acessório utilizado para recortar o foco.
Projector Codas - Normalmente usados para iluminar grandes áreas como jardins ou campos de futebol, estes projectores também têm um papel importante no teatro, pois servem para fazer luzes de ciclorama, ou seja criar ambientes de cores diferentes durante o espectáculo e consoante a dramaturgia e a encenação da peça.
Projector Par - Há quem pense que este projector se designa Par porque são ligados dois em dois, mas não é bem assim.
Há vários tipos de Par: Par 16, 36, 56 e 64. O Par 64 é o mais usado em teatro e também muito usado em espectáculos musicais. Conforme a lente que fica acoplada junto à lâmpada e ao espelho, o foco pode ser maior ou menor.
Projector Seguidor - Este projector tem basicamente as mesmas características de um Recorte, mas tem uma particularidade: o Folowspot encontra-se em cima de um tripé próprio que fica em qualquer lugar do teatro e serve para seguir as movimentações de um actor em cena.
Este projector têm ainda 5 cores disponíveis, que o operador pode mudar de acordo como as indicações que tiver do encenador ou do desenhador da luz do espectáculo.
19/04/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário