Filtros:
Um filtro fotográfico é um acessório de câmara fotográfica ou de vídeo que possibilita o manejo de cores e/ou a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho óptico da imagem.
Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas em anéis rosqueáveis na objectiva, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objectiva. Filtros circulares são mais comuns, mas uma gama de filtros mais ampla, de dezenas de filtros, é disponibilizada em formato quadrado, para serem encaixados em magazines de porta-filtros "universais".
Grande parte das câmaras fotográficas digitais não dispõem de roscas nas suas objectivas. Para estas câmaras, há porta-filtros especiais que são rosqueados na base da câmara.
Para perceber melhor como interagem os filtros coloridos e/ou polarizadores na carreira de tiro seja em ambiente fechado ou ar livre, convém primeiro começar por explicar quais as categorias em que se encontram divididos, como funcionam e o seu efeito sobre a luz que filtram.
Começo por identificar algumas das diversas categorias em que estão divididos:
1.Aquecer
2.Arrefecer
3.Filtros
4.Neutros
5.Polarizador
A escolha de determinado filtro só recai sobre a questão do conforto, mas para quem tem uma saúde ocular diminuída devido a algum tipo de patologia, já tem de analisar melhor qual o filtro que é mais adequado.
A acomodação visual o tipo de lente oftálmico que utiliza pode influenciar.
O efeito do filtro sobre a luz temos de acrescentar primeiro que é composta por três cores básicas que são o vermelho, o verde e o azul a que chamamos primárias. Estas 3 cores são o ponto de partida para todo o restante espectro cromático que apelidamos secundárias ou complementares.
A luz natural tal como a conhecemos, aparentemente incolor, é na realidade uma amálgama de todas as cores do arco-íris, também conhecida por luz branca.
Quando um objecto reflecte todas as cores não absorvendo nenhuma em particular fica branco ao olhar, se não reflectir nenhuma, absorvendo-as na totalidade, o objecto fica negro, obviamente, o objecto que reflecte parcialmente a luz tende a ficar da cor que absorve.
Características dos filtros, são :
Filtro Efeito
^^Amarelo - Suaviza a luz ambiente, tornando-a menos "dura".
^^Verde (suave/intenso)- Confortável ao olho, reduz o brilho em excesso.
^^Laranja - Cria maior contraste entre os objectos. Confortável ao olho.
^^Vermelho - Realça o contraste entre o branco e o preto. Reduz o brilho do branco.
^^Azul (suave/intenso) - Cria a ilusão de luz natural no interior. Azul intenso para luz mais forte.
^^Cinzento (suave/intenso) - Consoante a saturação de cinzento, pode absorver até 80% da luz
^^Castanho - Corta o espectro azul da luz artificial, dando-lhe um aspecto mais natural.
^^Polarizador - Aumenta a saturação das cores e reduz os reflexos e brilhos indesejados.
Os filtros Polarizadores
O filtro polarizador tem como função principal filtrar a luz natural ou artificial cujo brilho perturba de alguma forma a correcta visualização do objecto.
Essa sensação em fotografia chama-se vibração da luz. Essa vibração dá-se por refracção em superfícies lisas e polidas, são exemplo o vidro e a água.
Quem nunca ficou encantado com as águas límpidas das paisagens exóticas do Pacífico, onde as embarcações de pesca artesanal parecem flutuar acima da água, onde o céu, de um azul profundo nos eleva ao mais intimo desejo de umas férias de sonho.
A definição dos objectos filtrados aumenta, o contraste entre o preto e o branco é incrementado e quando utilizado em conjunto com um filtro laranja ou amarelo ficamos com uma sensação de nitidez muito boa.
19/04/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário