23/04/10

A cor como fenómeno visual




A cor na publicidade

Conforme a frequência, as cores causam estimulos diferentes e podem ser divididas em cores quentes ou frias.
As cores mais suves e discretas possuem um comprimento de onda mais curto e rápido mexendo com os nossos sentidos mais elevados, os espirituais. Sao cores que acalmam a circulação do sangue esfriando assim a temperatura do corpo. Estas são as chamadas cores frias.
Já as cores quentes, que são cores que chamam mais a atenção, ficam mais em evidência, isto é, tem um alto poder de penetração. São cores com uma onda de frequência mais longa e lenta que envolvem os sentidos instintivos-materiais. Estimulam a circulação sangüínea elevando assim a temperatura do corpo.
A publicidade usa estas técnicas para manipular e atrair a atenção do seu público alvo, estimulando a compra de seus produtos. Nesta área vários fatores se misturam para poder determinar a cor exata que irá representar a intensidade contida em cada mensagem. A cor esta muito ligada à moda, como na vida cotidiana, por isso na publicidade as pessoas representam o estilo de viver do homem.
A propaganda tem uma característica forte de nunca expressar os aspectos negativos da sociedade. Eles tentam passar uma imagem de uma realidade bela, pura e feliz.
O básico na publicidade a ser observado é o grau de atenção que poderá ser despertado no consumidor. As cores tem uma capacidade muito rápida de atrair emocionalmente o consumidor.
De acordo com estudos de psicologia, a utilização das cores na publicidade ou como parte da identidade corporativa de uma empresa, constitui um dos códigos de comunicação não verbal mais certeiros e efetivos.
Não só são importantes pela aparência e visualização que oferecem ao logotipo de sua marca ou na embalagem dos materiais ou produtos, senão pela mensagem que transmitem a nosso subconsciente. ( subliminares)
Os publicitários usam esta ferramenta para provocar diversos sentimentos: calma, poder, alegria, desejo, paixão, força, elegância, pureza, entre outras sensações, quando direcionados aos consumidores a respeito da marca e seus produtos.

Existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:
 Vermelho;
 Laranja;
 Amarelo;
 Verde;
 Azul;
 Roxo;
 Violeta;
 Cinza;
 Preto;
 Branco;
 Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário