23/04/10

A cor como fenómeno visual



Elementos da psicologia da cor


A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos.
A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afecta a actividade muscular, mental e nervosa.
A combinação das cores afecta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público em seu site.
A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em relação a outro.
Na Web a seleção de uma cor é um pouco complicada, pois é impossível garantir que uma determinada cor irá se apresentar no monitor do usuário como ela realmente é, ou seja, como a que o designer colocou.
A combinação desses factores é que irá determinar a fidelidade e a reprodução de cores e a qualidade das imagens.


As cores e os efeitos psicológicos

Branco – pureza
Preto – negativo
Cinza – tristeza
Vermelho – calor, dinamismo
Rosa – graça, ternura
Azul – pureza, fé

Sensações Acromáticas
Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia
Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria
Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice

Sensações Cromáticas

Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista
Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora
Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto.
Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência.
Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço
Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade
Marrom: cordialidade, comportamento nobre
Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima.
Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo
Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição
Harmonia e Contraste
Espaços em branco podem ser definidos como áreas que não contenham textos, imagens ou qualquer outro elemento gráfico. Saber balancear o conteúdo e o espaço em branco em um site é a chave para manter a harmonia dos elementos dentro da página e prender a atenção do usuário.

Visibilidade
Amarelo e Azul são as cores que melhor se lêem a distância
O contraste preto-amarelo se vê desde mais longe
O contraste preto-branco tem um valor neutro

Sem comentários:

Enviar um comentário