08/10/09

O instantaneo fotografo de Archer.


DO VIDRO Á PELICULA



Os avanços na fotografia foram rápidos, correspondendo ao enorme interesse despertado na épocadevido a actividade.

A procura por novos materiais para suporte por novos processos químicos que encurtassem a exposição, acelerassem a revelação e aperfeiçoassem a fixação das imagens foi incessante.

A busca de meios que facilitassem a disseminação da fotografia também foi espantosa: no espaço de poucos anos surgiram novos formatos e modalidades de câmeras.

O astrônomo inglês John Herschel começou a inscrever seu nome na história fotográfica já em 1839, quando conseguiu a primeira fotografia em vidro.

Mas Herschel foi, sobretudo, um homem que sabia usar as palavras, foi ele que escreveu, em seus diários, os termos fotografia e fotográfico, mais tarde ele criou os termos negativo e positivo. Anos mais tarde idealizou outras palavras que fariam carreira, disparo e instantâneo.


A INVENÇÃO SE MADDOX DA EMULSÃO FOTOSSENSIVÉL


Em 1871 o tempo necessário para registar imagens fotográfica foi reduzido com a introdução de placas de brometo de gelatina conserváveis, pelo médico e microscopista inglês Richard Leach Maddox .

Esta invenção foi de grande importância para a fotografia e foi nos anos seguintes aperfeiçoada, ao conseguirem fabricar placas secas mais leves e de utilização mais cómoda.

Abria-se assim uma nova época para a fotografia. Na origem o suporte era vidro coberto com uma emulsão de brometo de prata colocada sobre gelatina especialmente preparada. Em 1883 o vidro, frágil e de manuseio difícil, foi substituído pelo celulóide e fabricou-se este material em folhas com uma espessura de cerca de um quarto de milímetro. E assim chegou-se, em finais do séc. XIX à fotografia sobre película em rolos de papel, substituível mesmo à luz do dia.


GERGE EASTAM E DEMOCRATIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA COM A KODAK.



George Eastman nasceu a 12 de julho de 1854 e faleceu a 14 de março de 1932 e fundou a Eastman Kodak Company e inventou rolo de filme, ajudando a trazer a fotografia. Roll filme também foi a base para a invenção do filme no cinema em 1888.

INVENTOR

Em 1874, a Eastman ficou intrigado com a fotografia, mas não encontrou o processo inábil. É necessário um revestimento de chapa de vidro com uma emulsão líquida, que teve de ser rapidamente utilizado antes de secar. Após três anos de experimentação com emulsões de gelatina britânica, Eastman desenvolveu uma placa fotográfica seca, e patenteou em Grâ Bretanha e os E.U.. Em 1880 ele começou um negócio fotográfico.

Em 1884, Eastman patenteou um meio fotográfico que passa frágeis placas de vidro com uma foto-emulsão revestidos em rolos de papel. A invenção do rolo de filme extremamente acelerou o processo de gravação de múltiplas imagens.
Anúncio para a câmera Kodak.

Em 4 de setembro de 1888, a Eastman recebeu para a sua caixa de câmera de sucesso comercial de filme de rolo.
Eastman também registrou a marca Kodak. A letra "K" tinha sido um dos favoritos da Eastman.
Ele e sua mãe, planejaram o nome Kodak com um anagrama set, usando três principais conceitos para criar o nome
 Deve ser curto;
 Não podia ser mal pronunciadas:
 Não poderia assemelhar-se mais nada ou estar associada a algo diferente de si mesmo .

As cameras foram um grande sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário