20/10/09
O cinema
A imagem no cimena
A imagem mental é a estrutura essencial da consciencia, função psicologica. Além disto é impossivél dissociá-la da presença do mundo no homem, na presença do homem no mundo.
Satre diz que “a caracteristica essencial da imagem mental é uma certa forma de objecto estar ausente na sua própria presença”.
Os primeiros passos
Quando os irmãos Lumiére apresentaram o seu cinematógrafico, em 1895. Eles desenvolveram a fotografia, com a camara escura, a teoria da persistencia da imagem, a tecnica de reprodução do movimento atraves da sequencia de clichés fotograficas, o desenvolvimento da película, a criação do quinetoscopio por Edison e tamnbem desenvolveram uma tecnica de projecção.
Winston diz que nestas coisas é preferivél o termo “desenvolvimento” em vez de “invenção”.
Thomas edison desenvolve um aparelho que permite ver um filme atraves de um pequeno visor.
A diferença entre Thomas e Lumiére reside também nos conteudos dos filme. Õs filmes de Edison eram rodados sem cenários,quais as silhuetas brancas destacavam-se de um fundo preto na tradição dos primeiros sistemas de animação de desenhos.
As fitas de Lumiére são rodadas nmo exterior e são concebidas para representar o movimento.
No seculo XIX houve umas mudanças nas formas de vida tradicional de uma parte significativa da população, são um aparte da difusão das ideias liberais, no plano politico e economico, do crescimento das cidades, e em geral, do fenomeno da urbanização.
O extraordinario desenvolvimento das vias de transporte e comunicação permitiram que quer as pessoas, quer as mercadorias são mais rapidas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário