08/10/09
Arte rupestre e Sombras chinesas
ARTE RUPESTRE
A arte rupestre é o nome a que se dá ás mais antigas representações pictóricas conhecidas, este tipo de arte estavam gravadas em abrigos, cavernas, nas paredes ou tectos, ou em superficies rochosas ao ar livre, normalmente nas épocas pré-históricas.
O Homem pré-histórico tinha bem presente na sua vida, a Arte e o espirito de conservação. Certos estudos comprovam que o Homem pré-histórico já conservava armas, utensilios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais e no metal. Estes vestigios mostram o real valor como Documentos Históricos, que são verdadeiros testemunhos da vida do Homem nos tempos passados.
Investigações arqueológicas realizadas na Europa, Ásia e África, entre outras, revelam em que meio surgiram entre os primitivos homens caçadores, os primeiros artistas, que pintavam, esculpiam e gravavam, demonstrando que o desejo de expressão através das artes está ligada ao ser humano.
As "Venus Esteatopígicas"são esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas, que traduzem manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens".
A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe.
Estas pinturas são pinturas vibrantes realizadas em qualidade de um corpo com diversas cores que causam grande impressão, com a determinação de imitar a natureza com o máximo de realismo.
Em outros locais e em outras grutas há pinturas que impressionam pelo realismo. Em algumas, pontos vitais do animal marcados por flechas.
SOMBRAS CHINESAS
O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo actualmente praticada por grupos em mais de 20 países.
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras, diz a lenda que no ano 121, o imperador desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", ou seria morto.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e sua corte, e esta apresentação foi acompanhada com um som de uma flauta que "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade".
Depois deste momento á frente de toda a corte foi criado a Teatro de Sombras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário