06/11/09
Elementos básicos de comunicação visual
Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada,
construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma
lista básica de elementos. Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou o
meio de expressão, a madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Os elementos visuais constituem a
substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a
direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam,
são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. A
estrutura da obra visual é a força que determina quais elementos visuais estão presentes, e
com qual ênfase essa presença ocorre.
Grande parte do que sabemos sobre a interação e o efeito da percepção humana sobre o
significado visual provém das pesquisas e dos experimentos da psicologia da Gesto!t, mas o
pensamento gestaltista tem mais a oferecer além da mera relação entre fenômenos
psicofisiológicos e expressão visual. Sua base teórica é a crença em que uma abordagem da
compreensão e da análise de todos os sistemas exige que se reconheça que o sistema (ou
objeto, acontecimento, etc.) como um todo é formado por partes interatuantes, que podem ser
isoladas e vistas como inteiramente independentes, e depois reunidas no todo. É impossível
modificar qualquer unidade do sistema sem que, com isso, se modifique também o todo.
Qualquer ocorrência ou obra visual constitui um exemplo incomparável dessa tese, uma vez que
ela foi inicialmente concebida para existir como uma totalidade bem equilibrada e
inextricavelmente ligada. São muitos os pontos de vista a partir dos quais podemos analisar
qualquer obra visual; um dos mais reveladores é decompô-la em seus elementos constitutivos,
para melhor compreendermos o todo. Esse processo pode proporcionar uma profunda
compreensão da natureza de qualquer meio visual, e também da obra individual e da prévisualização
e criação de uma manifestação visual, sem excluir a interpretação e a resposta que
a ela se dê.
A utilização dos componentes visuais básicos como meio de conhecimento e compreensão tanto
de categorias completas dos meios visuais quanto de obras individuais é um método excelente
para explorar o sucesso potencial e consumado de sua expressão.
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