25/02/10
Operações de manipulação e edição de imagens
As operações de manipulação de imagem mais comuns são a captura e preparação de bitmaps para a criação de aplicações multimédia.
Estas operações são disponibilizadas em aplicações de autoria de imagem, tais como o Photoshop e dividem-se em sete categorias principais:
Operações de edição;
Operações sobre pontos;
Operações de filtragem;
Operações composição;
transformações geométricas;
operações de conversão entre formatos e operações de conversão de imagem.
As operações de edição são as mais básicas e permitem alterar pixéis individuais da imagem. Estas operações são utilizadas sobretudo para retocar imagens e constituem a base de ferramentas de airbrushing e texturing disponibilizadas em aplicações de autoria de imagem.
Os editores de imagem também suportam as operações correspondentes a cortar, copiar e colar blocos ou grupos seleccionados de pixéis.
A selecção de grupos de pixéis de forma arbitrária permite a criação de zonas de imagem que se designam por máscaras.
Muitas interfaces gráficas do usuário usar bitmaps :
O Microsoft Windows , onde o formato específico utilizado é o Windows e OS / 2 bitmap formato de arquivo, geralmente chamado com a extensão de arquivo.
Além BMP, outros formatos de arquivo que incluem bitmaps loja literal Interleaved Bitmap (ILBM), Portable Bitmap (PBM), X Bitmap (XBM), e Wireless Application Protocol Bitmap (WBMP).
Da mesma forma, a maioria dos outros formatos de imagem de arquivos, como JPEG, TIFF, PNG e GIF, também armazenar imagens bitmap (por oposição aos gráficos vectoriais), mas não são geralmente referidos como bitmaps, pois eles usam formatos comprimido internamente
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário