25/02/10

Operações de manipulação e edição de imagens



As operações de manipulação de imagem mais comuns são a captura e preparação de bitmaps para a criação de aplicações multimédia.
Estas operações são disponibilizadas em aplicações de autoria de imagem, tais como o Photoshop e dividem-se em sete categorias principais:

 Operações de edição;
 Operações sobre pontos;
 Operações de filtragem;
 Operações composição;
 transformações geométricas;
 operações de conversão entre formatos e operações de conversão de imagem.

As operações de edição são as mais básicas e permitem alterar pixéis individuais da imagem. Estas operações são utilizadas sobretudo para retocar imagens e constituem a base de ferramentas de airbrushing e texturing disponibilizadas em aplicações de autoria de imagem.

Os editores de imagem também suportam as operações correspondentes a cortar, copiar e colar blocos ou grupos seleccionados de pixéis.

A selecção de grupos de pixéis de forma arbitrária permite a criação de zonas de imagem que se designam por máscaras.


Muitas interfaces gráficas do usuário usar bitmaps :
 O Microsoft Windows , onde o formato específico utilizado é o Windows e OS / 2 bitmap formato de arquivo, geralmente chamado com a extensão de arquivo.
 Além BMP, outros formatos de arquivo que incluem bitmaps loja literal Interleaved Bitmap (ILBM), Portable Bitmap (PBM), X Bitmap (XBM), e Wireless Application Protocol Bitmap (WBMP).

Da mesma forma, a maioria dos outros formatos de imagem de arquivos, como JPEG, TIFF, PNG e GIF, também armazenar imagens bitmap (por oposição aos gráficos vectoriais), mas não são geralmente referidos como bitmaps, pois eles usam formatos comprimido internamente

Exportações de imagens




Para exportar imagens com maior qualidade, o truque é exportar uma imagem ampliada que você possa reduzir até o tamanho e resolução desejados.
Tem que se selecionar um tamanho de exportação que seja grande o suficiente para fornecer uma boa imagem impressa, mas não tão grande a ponto de perder a definição das arestas no desenho.

Normalmente você obtém os melhores resultados de impressão exportando do SketchUp como TIF ou PNG.

 O SketchUp exporta imagens raster no tamanho da visualização na janela do SketchUp, na resolução de 72 ppp.
 A opção de suavização de serrilhado do SketchUp aumenta o tamanho da imagem e depois reduz, através da reamostragem bilinear.

Dimensão e resolução



A resolução de uma imagem digital é a su definição, a imagem é formada por pixels, a resolução é medida pela quantidade de pixels que há na área da imagem.
Dessa forma, a imagem de tamanho definido, quanto maior for a sua definição, mais pixels haverá por polegada em ambas as dimensões (altura e largura).
O sensor dece conter mais pixels para maiores ampliações e qualidade e nitidez melhor.

Fotocomposição



Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projecção de caracteres sobre papel fotossensível.
Esta tecnologia foi introduzida em 1944, as duas primeiras fotocompositoras foram o aparelho francês Photon e o Fotosetter da empresa Intertype. Para estas máquinas era preciso uma película transparente.
Uma luz focada projecta uma imagem destes glifos sobre papel fotográfico. Um sistema óptico ajusta o tamanho, escalando a fonte ao corpo pretendido.

Retoque




Todos têm uma imagem, principalmente fotos, que tem elementos.
Às vezes, por distração, a foto sai torta, as pessoas ficam com olhos vermelhos ou fechados outras coisas inconvenientes.
O retoque é o melhoramento da imagem, é o acto de corrigir, remover e aperfeiçoar certos detalhes da fotografia que não gostamos. Em um tratamento de imagem também pode haver remoção, troca ou alterações de fundo e modificações de vários tipos para atender a necessidade da utilização. Fotos antigas podem ser recuperadas, recobrando suas características originais.
O principal programa a utilizar para haver este melhoramente das imagens/fotografias é o Adobe Photoshop.

Compressão





A compressão é o acto de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo.
Comprimir dados destina-se também a retirar a redundância, baseando-se que muitos dados contêm informações redundantes que podem ou precisam ser eliminadas de alguma forma.

Calibração dos Brancos




Com o balanço dos brancos automática, a câmara tenta determinar a temperatura da cor da luz e ajustar automaticamente. Muitas cãmaras são ajustadas automaticamente e esta calibração funciona quando esta aplicação :

 Não exiga precisão de cores;
 Não haja preponderência de uma cor em cena;
 E quando o fotografo justa feitos para a temperatura de cor da luz.
Quando este balanço dos brancos é automático, a câmara faz o seu melhor para determinar a cor e este daz com que haja resultados perfeitos.
A calibração se caracteriza por tornar os periféricos
densitometricamente capazes de reproduzir cor sob uma condição
balanceada. Se somente as densidades máximas estiverem ajustadas, a reprodução dos
meios tons e mínimas poderão ficar comprometidas.

Protocolos






Um protocolo é um método standard que permite a comunicação entre processos, isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede.
Existem vários, de acordo com o que se espera da comunicação.

Certos protocolos, por exemplo, serão especializados na troca de ficheiros outros poderão servir para gerir simplesmente o estado da transmissão e os erros.
Exemplos de protocolo:

 Cabos de USB;
 Bluethooh;
 Infravermelhos;

Funções da câmara




As funçoes das câmaras são:

 Focagem;
 Abertura das lentes
 Tempo de exposição
 Distância Focal;
 Sensibilidade do filme;
 Fotomêtro;

Transferência de Dados e os Cartoes de memória



A maioria das máquinas digitais permitem um sistema de armanezamento de dados. Esta transfêrencia tem várias conexões:
 Serial;
 Paralela;
 USB;

O que é a transfêrencia de dados?

A transfêrencia de dados é o número médio de caracteres nque passam entre equipamentos num sistema de transmissão de dados.


Tipos de cartões de memória:





O cartão de memória é um dispositivo de armanezamento de dados, que é utilizado em muitos aparelhos electronicos. Estes cartões podem ser reagravados várias vezes.

Formatos para cartões de memória:

 PC card;
 CompactFlash;
 SmartMedia;
 MemoryStick;
 MiniSD;

A resolução



O que é a resolução?

A resolução de uma imagem digital é a sua definição e esta resolução é medida pela quantidade de pixeis que existem na área da imagem.
Em termos fotográficos, a resolução é a quantidade de pixeis por ampliação da fotografia, e assim a imagem tem um tamanho definido quanto maior for a sua resolução.

Câmara Digital




CCD’s:


Na máquina fotográfica digital existe um dispositivo electrónico conhecido como CCD.

O que é o CCD?

O CCD é um dispositivo que converte a intensidade da luz que incide sobre ele em valaroes digitais.

Existem dois tipos de CCD’s:

 CCD Linear : è uma fila de milhares de elementos fotossensíveis que varrem a área onde a imagem se forma na câmara.
 CCD Array : è uma matriz com milhares/milhões de elementos fotossènsiveos que captam os pontos da imagem na câmara de uma vez só.

Diafragma





O que são os diafragmas?

Os diafragmas são dispositivos que regulam a abertura do sistema óptico.
È composto por um conjunto de lâminas finas que estão justapostas dentro das objectivas e estas permitem o regulamento da intensidade da luz.

Obturadores




O que são os obturadores?


Os obturadores são dispositivos mecânicos que controlam a quantidade de luz que incide no sensor.
Estes permitem que a luz passe e seja captada pelo sensor digital.

Visores




O que são os visores?


Os visores são uma parte da câmara que nos permite ver a cena que pretendeemos fotografar, é uma pequena janela, onde visualizamos tudo aquilo que queremos fotografar

Objectivas




O que são as objectivas?


As objectivas são os elementos ópticos que focam a luz da imagem no material sensível de uma câmara fotográfica. Também são consideradas as almas das máquinas fotográficas.
As objectivas estão embutidas no corpo da câmara, estas servem para constrolar a intensidade da luz que atravessa o diafragma e esta permite maior ou menor exposição da luz.

A câmara fotográfica




O corpo da máquina é a caixa que abriga as várias partes e portege o filme de toda a luz, excepto a que entra através da lente quando se tira a fotografia.

Tipos de corpos:

Grande Formato – Câmaras grandes, pesadas, com pouca flexibilidade e usadas normalmenteem situações que são necessárias máquinas com uma grande ampliação e maior qualidade.
Médio formato – È mais portátil, é bastante dispendiosa e é utilizada em estúdios e é ideal para grandes ampliações.
Pequeno Formato – È uma câmara mais portátil e mais leve, mas não permite apmpliações com tão boa qualidade do que outros formatos, é uma tecnologia avançada.
Compactas – São câmaras que se utilizam com facilidade, é simples, com funçoes automáticas, não são flexiveis para o campo mais específico da fotografia.
Máquinas de Visor – Esta máquina tem uma óptica dulpa, é muito flexivél quanto á sua utilização no campo da fotografia, Tem uma focagem diferente e as sua objectivas são intermutáveis.
Máquinas Reflex – Permitem um nível de controlo do processo fotográfico semelhante ás das máquinas de visor, nesta máquina a imagem é refectida por um espelho para o prisma que apresenta a imagem no visor exactamento como ela vai ser fotografada.

Câmara Pinhole






A câmara Pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. Este tipo de fotografia é uma prática económica e simples pois utiliza uma caixa em que a luz não penetre.
Este pequeno furo permite designar este tipo de fotografia como fotografia Estnopeica. A Pinhole consiste numa imagem real. Este tipo de câmara é normalmente feito á mão, pois basicamente é uma caixa com um furo.

Como funciona?


Por um pequeno oríficio, a luz é captada para dentro de uma câmara, e há um movimento de inversão e a imagem que queremos projectar é projectada para uma parede oposta do orifício, mas ao contrário.
Mas para que essa imagem seja nítida, o orificio tem que possuir um furo de 0,5mm ou menos. O obturador da câmara Pinhole consiste de algum material á prova de luz que abra e feche o furo.
Este tipo de câmara tem de ter uma exposição mais demorada do que as câmaras normais, esta vai de cinco segundos ou até mais de uma hora.
A sensiblidade dos materiais sensíveis e químicos.





Louis Daguerre descibriu uma placa revestida de prata sensiblizada com iodeto de prata, guardou-a num armário e quando foi abri-lo encontrou uma imagem revelada.
Fez imensas experiências descobrir a imagens latente que tinha sido revelada por acção do mercúrio.
Louis Daguerre ao longo dos anos foi aperfeiçoando o seu processo, a imagem foi formada numa chapa depois revelada, ele solucionou o problema, de a imagemser sensível á luz, mergulhando a imagem numa solução aquecida no sal de cozinha que tinha como objectivo o poder de fixar a imagem.

22/02/10

Módulo 4 - A Câmara Escura




Inventor da câmara escura:

Louis Jacques-Mandé Daguerre foi pin tor, cenógrafo, químico e inventor francês.
Inventou a câmara escura, sendo o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela acção directa da luz.


Estenopeica:
O que é ?





A estenopeica é a fotografia realizada com estenopo, é uma câmara simples, é o princípio óptico de formaçãodas imagens, foi aplicado nas câmaras escuras e depois foi utilizado pelos estudiosos da luz e é usado como auxiliar da visão e para facilitar a representação.


A descrisão do processo:


A fotografia realizada com o estenopo. O estenopo é um pequeno furo, responsável pela intercepção do trajécto da luz reflectida por um objecto e disto resulta uma imagem invertida.